Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto presta contas à comunidade acadêmica dos investimentos feitos com recursos recebidos em 2022 de Emenda da Bancada Gaúcha
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 02 de Mai de 2023, 17h38 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha recebeu em 2022 quase 3 milhões de reais em recursos de investimento para aquisição de equipamentos, oriundos de uma Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha, destinados à Rede Federal. Com divisão igualitária entre as 11 unidades, mais a Reitoria. O Campus Santo Augusto foi contemplado com R$ 222.166,60 (duzentos e vinte e dois mil cento e sessenta e seis reais e sessenta centavos), valor este, que foi investido para qualificar diversos espaços pedagógicos e de uso da instituição.

Conheça onde foram investidos os recursos:

Implantação de espaço Coworking, ligado ao Eixo de Gestão e Negócios, onde foram instalados sofá, mesa de reuniões, quadro branco com cavalete, pufes entre outros objetos.

Coworking

Aquisição de onze mesas reforçadas e dois armários para o Laboratório de Hardware e Redes, ligado ao Eixo de Informação e Comunicação.

Laboratório de Hardware e Redes

Aquisição de balcões, gaveteiros  e armários feitos sob medida, para os Laboratórios de Microbiologia, Bromatologia, Sala de Reagentes e futuro Laboratório de Bebidas, ligado ao Eixo de Produção Alimentícia.

Armários e gaveteiros novos nos laboratórios do Eixo de Produção Alimentícia

Instalação de Lousas de Vidro em todas as salas de aula.1682531145858

Aquisição de mobiliário para a nova Sala de Convivência dos Estudantes (6 mesas talk, 3 mesas redondas, 2 sofás, 10 pufs).Espaço de Convivência dos Estudantes

Aquisição de Armários guarda volume, para os estudantes ligados ao Eixo de Recursos Naturais.

IMG 20230426 WA0049

Aquisição de onze prateleiras feitas sob medida, para guardar documentos, instaladas na sala do Arquivo Passivo, ligada aos diversos setores do Campus.Arquivo Passivo

Melhoramento de mobiliário e sistema de Som do Auditório (4 bancadas, kits de caixa de som e microfones).

Bancadas novas para o audítório e sistema de som

Segundo a Diretora Geral, Márcia Fink, não fossem os recursos oriundos da Emenda de Bancada Gaúcha/RS, não seria possível mobiliar os espaços que ainda estavam carentes, bem como, adquirir equipamentos que são fundamentais para a manutenção da instituição, uma vez que os recursos orçamentários destinados pela mantenedora, não eram suficientes. “Gostaríamos de agradecer imensamente ao conjunto da Bancada de Deputados e Senadores do Rio Grande do Sul que nos proporcionaram esse recurso. Para o ano de 2023, ainda não há perspectiva de recursos desta natureza. No entanto, faremos um esforço em conjunto com a Reitoria, para atuarmos junto à Câmara dos Deputados, sensibilizando especialmente os deputados, deputadas, senadores e senadoras gaúchos(as), os(as) quais sempre solícitos(as) e engajados(as) aos investimentos na área da Educação, serão convidados(as) a retomarem as discussões para priorizar esta ação tão importante”, destaca a Diretora.

A Diretora destaca ainda, que o Campus Santo Augusto está em permanente expansão, no entanto, ainda precisa de investimentos. “Deixamos de atender mais de 300 estudantes a cada ano, só no Ensino Médio Integrado, que nos procuram para fazer nosso Processo Seletivo e ficam de fora, por não termos condições físicas e de recursos humanos para ofertar mais vagas. Ainda necessita de inúmeros equipamentos, além de recursos para obras e custeio, a saber: sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV), alarme e fibra óptica; paradas de ônibus; reforma para instalação de laboratório IFMaker; ampliação da cantina; reforma e adequação de laboratório para autorização pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M) para a Produção Leiteira; construção de sala de espera de motoristas; segunda fase de urbanização com calçamento, cercamento, iluminação e instalação de nova guarita/vigilância; novo prédio de salas de aula; passarelas; equipamentos para Laboratório de Bebidas; colocação de cadeiras estofadas no prédio de salas de aula; troca de mobiliário do refeitório; entre outros. Já fizemos muito, mas é necessário fazermos muito mais”.