Página inicial > Santo Augusto > Iniciadas as atividades do projeto de Introdução à Iniciação Científica
Notícias Santo Augusto

Iniciadas as atividades do projeto de Introdução à Iniciação Científica

Publicado em Quinta, 16 de Agosto de 2018, 16h17 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A literatura aponta as bibliotecas como espaços com importante potencial para a formação dos indivíduos no contexto escolar, tendo como objetivo principal prepará-los para a sociedade da aprendizagem. Levando isso em conta a bibliotecária do IFFar – Campus Santo Augusto, Daniela d’Acampora, está desenvolvendo, a partir desse mês, o projeto de extensão  "Introdução à iniciação científica – Aprendendo ciências".

O projeto foi idealizado almejando despertar a curiosidade e aprofundar os conhecimentos dos alunos de 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João do município de Santo Augusto, além de atender a demanda da escola no que diz respeito a inclusão e auxílio para a melhora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

Os participantes virão até o campus, de agosto a novembro, uma vez por semana para participar de atividades. Na primeira etapa os alunos poderão conhecer e pesquisar no acervo físico da biblioteca através do sistema Pergamum. A pesquisa virtual e em bases educacionais serão estimuladas e os alunos desafiados a entregar seus estudos em modelo de trabalho acadêmico minimamente estruturado, baseado na ABNT. Na segunda etapa os laboratórios de Informática, Zoologia, Bonecos Anatômicos, Química, Alimentos serão protagonistas de oficinas práticas.

Pretende-se através desta ação, desenvolver através dos docentes, discentes, técnico-administrativos em educação e demais voluntários, um ambiente propício para ação de extensão articulada e sensível às demandas sociais, bem como promover o desenvolvimento de atividades que permitam a integração, a socialização de saberes e a ajuda mútua, visando ao fortalecimento da educação, sendo este aprendizado construído de forma lúdica e prazerosa.

DSC 0269DSC 0267