Página inicial > Santo Ângelo > Alunos participam de Projeto de Linguagem Intercampi
Notícias Santo Ângelo

Alunos participam de Projeto de Linguagem Intercampi

Publicado em Quinta, 14 de Junho de 2018, 09h55 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Com a finalidade de buscar um estudo sobre Variação Linguística de forma mais prática e funcional, professores da área da linguagem de diferentes campi de Institutos Federais organizaram um projeto que está sendo desenvolvido envolvendo IFs de diversas regiões do país. No nosso campus, as Turmas de 1º e 2º ano do Curso Técnico em Agricultura, orientados pela Profª Maria Aparecida Lucca Paranhos participam desta proposta.

Os professores pensaram em uma atividade intercampi que proporcionasse ao aluno o contato com falantes, que são também alunos regulares de Institutos Federais, de diversos estados brasileiros, utilizando, para tanto, os meios tecnológicos de antes e de agora, e as redes sociais de que dispomos na atualidade e que já fazem parte do cotidiano social desses sujeitos.

Tendo como pano de fundo um trabalho agradável com gêneros textuais diversos (carta pessoal, relato de experiências, resumos, contos, e-mail, comentários, poemas e cordéis), pretende-se buscar uma aproximação entre os estudantes, que conhecerão não somente a variação linguística, mas também a rotina estudantil dos colegas e aspectos culturais das cidades de diferentes estados e regiões, enriquecendo o processo de aprendizagem e o aspecto social do aprendiz.

Além do conhecimento e da troca imediata de vocabulário, do sotaque e das expressões linguísticas entre os falantes de cada estado e/ou região geográfica do país, a atividade também integra conhecimentos da Língua Portuguesa e da Literatura, ao possibilitar material para trabalho sobre pontuação, coesão e coerência textuais, níveis da comunicação, escolhas lexicais, vocabulário, denotação e conotação. Também possibilita o trabalho com gêneros textuais, a expressão escrita e a oral ao se utilizar produção textual escrita na troca de cartas, de e-mails, de contos e em vídeo-chamadas, em debates dirigidos, para utilizar a oralidade e a internet como práticas/instrumentos pedagógicos.

Neste mês de junho, a professora está trabalhando o gênero Carta pessoal. Os alunos, após o estudo da estrutura e função comunicativa desse gênero, produzirão suas cartas e as encaminharão para os endereços de jovens do IFPA, campus Tucuruí e IFMT, Campus Alta Vista. A proposta está gerando um intenso debate, engajamento e alegria nos processos de escrita.

Fotos e texto: Maria A. Lucca Paranhos