Página inicial > Santo Ângelo > Oficina sobre Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas
Notícias Santo Ângelo

Oficina sobre Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Publicado em Quinta, 23 de Março de 2017, 08h07 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 20 de março o Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Ângelo (IFFar) organizou em parceria com a Rede Missioneira da Agricultura Familiar – REMAF de Cerro Largo, uma oficina com a temática "Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas”, tendo como ministrante Maria Lisiane Quevedo Cunha - gestora executiva do APL Missões Agroindústria Familiar.

O evento contou com a presença dos alunos do Curso Técnico em Agricultura, professores e técnicos em agropecuária do IFFar, bem como do Secretário Municipal da Agricultura, Sr. Luiz Gilmar Borges e do Coordenador local do Programa de Aquisição de Alimentos, Sr. Pedro Pillon. O objetivo principal da atividade foi proporcionar uma reflexão e debates sobre a importância da manutenção da agrobiodiversidade, como um conjunto de espécies vegetais ainda utilizadas pelas comunidades locais, povos indígenas e agricultores familiares, como feijões, milhos, ramas de mandioca, batatas doces, abóbora, ervam medicinais, entre outros.

Em um cenário agrícola cada vez mais impulsionado para o aumento de produtividade a partir de pacotes tecnológicos, também há necessidade de fortalecer a preservação e valorização dos guardiões de sementes crioulas, suas identidade e história local, bem como a diversidade genética presente nos sistemas de cultivo na agricultura familiar e, por mais que seja difícil, buscar a diminuir a dependência de insumos externos para a organização de uma produção sustentável ao longo dos anos.

Neste sentido, o Campus Santo Ângelo busca a formação de técnicos em agricultura comprometidos com um olhar atento para a sustentabilidade dos sistemas de produção presentes na agricultura, e com este proposito vem trabalhando projetos de pesquisas com sementes crioulas, bem como se inserindo como parceiro na organizando o III Seminário de Agrobiodiversidade, o qual acontecerá este ano no município de Pirapó/RS.