Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Título do projeto: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia



Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Patrícia Grasel da Silva 

Resumo: Este projeto de pesquisa intitulado “Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar, bem como construir indicativos para ações coletivas ao longo do processo de pesquisa para compreender e desenvolver currículo integrado. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado dos professores formadores e da gestão do curso de Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados será a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os Gestores e professores formadores. Nas quais o foco de análise dedica-se a compreensão das concepções do currículo integrado, evidenciando os desafios e as potencialidades para essa implementação. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos questionários e entrevistas. Nas analises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o currículo integrado. Como resultado da pesquisa final, para o produto educacional pretende-se criar um curso online de fácil acesso que contenha estudos sobre o Currículo Integrado de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.     

Palavras-chave: Formação Pedagógica; EaD; Currículo Integrado

Data da qualificação: 24 de maio de 2023

Horário: 08:30h


Local: videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Luciana

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 10/05/23
  • 09h47

Título do projeto:
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUA BNCC: DESTRINCHANDO OS INTERESSES QUE AS EMBASAM

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Laila Azize Souto Ahmad 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino

Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais -  GECPOL.  No ano de 2016, o Brasil passou por uma ruptura democrática, ainda no mesmo ano, foram apresentadas mudanças muito significativas nas políticas educacionais, em especial no Ensino Médio. Frente ao contexto,  a problemática da pesquisa é: Como essa reforma tão profunda no Ensino Médio poderá repercutir na educação brasileira? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar os textos e os documentos que regulamentam o Novo Ensino Médio, bem como as alterações da BNCC buscando desvendar as intencionalidades ocultas em suas produções. Especificamente, objetiva-se  1. Compreender o contexto histórico que deu espaço para que essa Reforma fosse aprovada, bem como,  os interesses aos quais servem as profundas mudanças que foram tão rapidamente estabelecidas. 2. Conhecer os possíveis impactos que essas mudanças trarão para a educação dos jovens brasileiros. 3. Comparar os documentos do Novo Ensino Médio aos documentos norteadores dos Institutos Federais, ver o que se perde com a Reforma. 4. Elaborar, como produto educacional, um Manual com a intenção de difundir as descobertas feitas pela pesquisa para o público geral, de maneira simplificada e objetiva. A Metodologia que embasa a pesquisa é a Análise de Discurso da escola francesa, já que se busca, por meio de pesquisa bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, desnudar as intencionalidades dos textos legais que implementam os novos documentos.

Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; BNCC; Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Educação Integral

Data da qualificação: 19 de maio de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Joice Soares

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 02/05/23
  • 15h35

Título do projeto: MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFFAR - CAMPUS SANTO AUGUSTO

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Caroline Côrtes Lacerda e Dr.  Edward Frederico Castro Pessano

Resumo: A Educação Ambiental caracteriza-se por ser um processo educativo que visa à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Com a crescente preocupação com a crise ambiental, a Educação Ambiental tornou-se um tema fundamental no contexto educacional. No Brasil, a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, determina a incorporação de práticas e valores relativos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável em todos os níveis de ensino. Essa lei estabelece diretrizes para o ensino do tema em questão, preferencialmente de forma integrada e interdisciplinar. O presente estudo tem como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. A presente investigação terá como alicerce teórico os estudos de Philippe Pomier Layrargues e Gustavo Ferreira da Costa Lima, que procederam à categorização do campo da Educação Ambiental no Brasil em três macrotendências, visando evidenciar as diferentes abordagens e perspectivas teóricas que envolvem a questão ambiental (Layrargues e Lima, 2011). Portanto, surge a indagação: Como os alunos e os familiares do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto percebem as questões ambientais entre ser humano e ambiente e quais concepções de educação ambiental possuem? A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa seguindo procedimentos de um estudo de caso. Para a coleta de dados serão aplicados questionário as famílias dos alunos e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um curso de extensão para as famílias participantes da pesquisa, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais na comunidade e o papel dos técnicos em agropecuária neste processo.

Palavras-chave: EBPT; Educação Ambiental; Macrotendências

Data da qualificação: 19 de maio de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Marciano23

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 02/05/23
  • 10h56

Título do projeto: Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani



Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. André  Luis Pereira 

Resumo: A Constituição Federal destaca no Art. 5º que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” mas na prática estamos muito longe  da institucionalização  deste direito, a escravidão e os traços da descolonização assombram a população negra com um racismo, velado e historicamente estruturado na sociedade ainda nos dias atuais. A representatividade negra a passos largos vem avançando, principalmente com a criação da Lei de Cotas, a mulher negra sai da senzala e ocupa um lugar na casa grande, em uma metáfora real. O ingresso de negras através de cotas ao mestrado, do ProfEPT em 2020, traz a reflexão  da importância da presença da mulher negra no campo educacional como resgate da sua identidade cultural. Frente a este protagonismo em ascensão tenho como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais são as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFAR e como percebem as ações afirmativas na EPT? Nessa linha temos como objetivo geral: Investigar as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFAR, bem como suas percepções em relação às ações afirmativas na EPT e sobre o lugar que ocupam enquanto representatividade. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e organizada a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos de uma pesquisa de campo, subdividida em pesquisa bibliográfica, documental e relato oral.  A revisão da literatura terá fundamentação teórica sobre os conceitos: Racismo, EPT, Leis 10.639/03 e 11.645/08, fundamentada em autores como CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO,GOMES,DJAMILA RIBEIRO trazendo uma reflexão sobre a representatividade da mulher negra na EPT. Os dados coletados serão analisados à luz da análise de conteúdo de BARDIN (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um Podcast com 3 episódios com dados da pesquisa, explorando aspectos teóricos e legais, incluindo falas e depoimentos das mulheres negras do IFFAR.



Palavras-chave: Racismo ;Representatividade; Protagonismo

Data da qualificação: 19 de maio de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

 

Convite Qualificação Aline

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 02/05/23
  • 10h12

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, aconteceu na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí o XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (II Siepec), IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (IV Enteci) e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica (III SRGEPT).

O evento híbrido foi realizado pelo  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da  UNIJUÍ em parceria com outros programas de pós-graduação e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, entre eles o Programa de Pós - Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT  - Mestrado em Rede com polos no IFFar, no IFRS  e no IFSul. 

O evento foi desenvolvido também em parceria com a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica, da qual alguns docentes dos grupos de pesquisa vinculados ao ProfEPT fazem parte. Também  também com o CECI - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado vinculado ao IFFar e a Unijuí.

A partir do evento foram publicados dois e-books, sendo um deles intitulado “Abordagens Diversificadas dos Temas Urgentes da Educação Contemporânea”  e  “ Temas Urgentes na Educação Contemporânea”.

Os e-books contém textos de palestras realizadas no evento, também trabalhos publicados  que dialogam com o tema do evento sobre questões de gênero; étnico-raciais; sociocientíficas; imediatez das informações; tecnologias digitais de informação e comunicação e mídias; currículo integrado; ensino de Ciências da Natureza e Humanas; Educação Profissional e Tecnológica e relações com a educação e a formação docente.

Parabenizamos aos docentes e aos estudantes do ProfEPT pelas publicações e pelas importantes contribuições para a pesquisa evidenciadas a partir das publicações realizadas nos eventos realizados.

 

Livro: Temas Urgentes na Educação Contemporânea

Autor(es): Alisson Vercelino Beerbaum , Diessica Michelson Martins , Eva Teresinha de Oliveira Boff , Maria Cristina Pansera-de-Araújo

Coleção: Coleção Educação em Ciências

ISBN: 978-85-419-0358-5.

Ano: 2023.

Nº de páginas: 330.

https://www.editoraunijui.com.br/produto/2408

 

Livro: Abordagens Diversificadas dos Temas Urgente na Educação Contemporânea

Autor(es): Alisson Vercelino Beerbaum , Diessica Michelson Martins , Eva Teresinha de Oliveira Boff , Maria Cristina Pansera-de-Araújo

ISBN: 978-85-419-0361-5.

Ano: 2023.

Nº de páginas: 312.

https://www.editoraunijui.com.br/produto/2413

livros

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 25/04/23
  • 15h23

Título do projeto: CONCEPÇÕES DO CONCEITO DE TECNOLOGIA NO CURSO INTEGRADO DE INFORMÁTICA: CULTURA DO SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO HUMANA

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: A pesquisa visa compreender as concepções de tecnologia e suas implicações nas possibilidades e limites para o desenvolvimento da cultura do software livre no Curso Técnico de Informática - TI Integrado ao Ensino Médio (EMI). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de tecnologia em Álvaro Vieira Pinto como pano de fundo, identificando características do software livre que potencializam uma maior autonomia na produção tecnológica. O uso do software livre como recurso educacional aberto é necessário para a construção de uma autonomia na produção do conhecimento, tendo em vista que o SL tem seu código fonte à disposição do aluno para que faça modificações que julgar necessárias em um sistema. Assim, produzindo conhecimento tecnológico conforme as necessidades locais, visando uma compreensão de que a tecnologia é Trabalho, pois é muito além do consumo de software proprietário. Desta forma, serão realizadas entrevistas semi estruturadas com professores da Escola Professora Maria Rocha, sendo apenas com os docentes das disciplinas técnicas na modalidade EMI de Informática. Como se trata de uma pesquisa com metodologia qualitativa, os resultados obtidos serão analisados com base na Análise Textual Discursiva. O trabalho terá como produto educacional um (sítio na internet), onde ficarão disponíveis materiais conceitos de Tecnologia e Técnica em Álvaro Vieira Pinto, e por fim materiais sobre software livre. Nas considerações finais serão retomadas as análises dos resultados da pesquisa e da viabilidade ou não da continuidade desta pesquisa.

Palavras-chave: Autonomia; Software Livre; Tecnologia 

Data da qualificação: 10 de maio de 2023

Horário: 08:30min

Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Maurício

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 24/04/23
  • 14h18

Título do projeto: Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi

Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. José Carlos Pinto Leivas

Resumo: Aos professores do componente curricular de Lógica de Programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em avançar no processo de aprendizagem de conceitos abstratos. O lidar de maneira linear e procedural com elementos abstratos e que, muitas vezes, extrapolam a representação para além da unidimensionalidade conceitual, é algo que não é naturalmente perceptível pelos alunos. Através de experiência própria, sobre êxito na inserção de jogo específico para a aprendizagem de tópico também específico, surge a dúvida sobre o impacto de elementos lúdico-pedagógicos nesse processo. Dessa forma, a proposta deste trabalho é pela verificação dos efeitos de tal inserção de maneira mais ampla no processo de aprendizagem para os demais tópicos em Lógica de Programação, sob a denominação de Computação Desplugada. Para tanto, pretende-se utilizar instrumentos lúdico-pedagógicos para materialização de conceitos abstratos; realizar oficinas de aplicação de tais instrumentos e dinâmicas para grupo de alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha; e verificar, durante e ao final do programa, aspectos quanti-qualitativos da aprendizagem com a finalidade de buscar resposta à indagação do problema de pesquisa. Ao final, como Produto Educacional (PE), pretende-se a elaboração de um material didático aderente ao plano de ensino do componente curricular, para ser utilizado como apoio por este. O trabalho envolverá investigação por meio de pesquisa exploratória com característica quanti-qualitativa durante um ciclo de 16 momentos de convívio, tomando-se como dados de controle, a análise de conteúdo sobre os relatos das experiências dos professores e alunos dos componentes curriculares. A aplicação das dinâmicas será em observância crítica à conceitos de teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky e Moreira.

Palavras-chave: Computação Desplugada; Lógica de Programação; Processo Ensino-Aprendizagem.

Data da qualificação: 04 de maio de 2023

Horário: 16h

Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Rogerio T5

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 20/04/23
  • 10h43

Título da Dissertação: Resíduos sólidos no contexto da formação humana integral: aprendizagens no Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA)

Produto Educacional: Gestão de resíduos sólidos: saberes a partir de uma sequência didática no PROEJA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725486

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Judite Scherer Wenzel

Resumo: A presente pesquisa aborda os diferentes discursos, que compõem o campo educacional e o avanço em todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional e tecnológica - EPT, no que se refere a formação de seus educandos, visando a integração de todas as suas dimensões da vida no processo educativo e a formação integral dos sujeitos. Nesse contexto, caracterizamos como tema da pesquisa as aprendizagens do manejo referentes ao descarte e reciclagem dos resíduos sólidos na cozinha, destacando a importância das relações da educação para a sustentabilidade. Estima-se que os cursos profissionais na área de alimentação possuem um papel preponderante na multiplicação dos princípios da educação ambiental e da sustentabilidade. Nesse sentido, ressaltou-se a importância de compreender como o ensino referente aos resíduos sólidos contribui para que os alunos se inserirem no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento sustentável e humano. A presente pesquisa objetivou reconhecer as aprendizagens dos egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) do IFFar - campus São Borja, quanto ao manejo dos resíduos sólidos com atenção para a preservação do meio ambiente. Para isso, foi necessário conhecer a organização curricular do referido curso e verificar em qual momento/etapa de aprendizagem está proposto as orientações sobre o manejo dos resíduos sólidos na cozinha, no que tange às questões ambientais com vistas à formação humana integral dos discentes. Diante desse propósito, buscou-se entender de que maneira os egressos do curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) estão implementando em seus contextos as aprendizagens práticas referentes ao manejo adequado dos resíduos sólidos, bem como seu reaproveitamento, com cuidados ao meio ambiente. A metodologia pauta-se nos procedimentos de abordagem qualitativa, sendo que a coleta dos dados se deu por meio de entrevista, realizada de forma presencial e individual. Com isso detectou-se a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, sobre a problemática dos resíduos sólidos. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia da análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2019). Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos. Assim compreendeu-se através da investigação, que a perspectiva formativa é essencial para o processo de educação ambiental para os egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) e que são capazes de terem a tomada de consciência frente a suas atitudes, frente ao manejo de fato de resíduos sólidos, sendo iniciada durante as aulas do curso e perpetuada no seu lar e ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Resíduos sólidos; Educação ambiental; Formação integral; Educação Profissional; PROFEPT-IFFAR.

Data da defesa: 28 de abril de 2023

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Banca Denise T4

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 14/04/23
  • 14h44

Título do projeto: AS POTENCIALIDADES DO ENSINO INTEGRADO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES  DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Carla Beatriz Spohr

Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional é uma modalidade educacional presente no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Suas bases estão fundamentadas no trabalho como princípio educativo, objetivando superar a  dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual promovendo a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos da sociedade. Para isso propõe um currículo integrado, na forma e no método, articulado no sentido da formação humana integral, politécnica e multidimensional. Diante disso, faz-se necessária a observância das concepções e vivências daqueles a quem esta formação é destinada, ou seja, os próprios estudantes, a fim de compreender como o EMI está contribuindo para a sua formação integral. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as potencialidades do Ensino Médio Integrado para Formação Integral dos estudantes dos cursos de Administração e Informática do IFFar- campus Avançado Uruguaiana. A pesquisa está vinculada à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. Pretende-se utilizar a metodologia de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano dos cursos de EMI do campus. Os dados serão analisados a partir da Análise Textual e Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006). Como base teórica para este estudo utilizamos autores como Ciavatta (2005), Frigotto (2018), Kuenzer (2000), Pacheco (2011), Ramos (2010) (2008) e Saviani (2007) (2003). Por fim, como resultado deste estudo será desenvolvido uma mídia como produto educacional com enfoque na elucidação do que é o Ensino Médio Integrado, através de suas bases legais e conceituais, e sua proposta de formação humana integral.

Palavras-chave: Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da qualificação: 27 de abril de 2023

Horário: 08h30min

Local: Auditório da Reitoria e Google Meet
Convite Qualificação Vanessa T5

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 12/04/23
  • 15h26

Título da Dissertação: UMA ANÁLISE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NA EPT

Produto Educacional: Vídeos de letramento digital utilizando a Taxonomia de Objetivos Cognitivos

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725121

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes

Resumo: A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro e segundo semestre do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente, através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada como referência para a Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional será criado em formato de vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado será quanti-qualitativo, sendo quantitativamente utilizado o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE), e Qualitativamente será realizada através de um pesquisa ação, que investigará o ganho de conhecimento após a utilização dos vídeos. 

Palavras-chave: Taxonomia de Bloom; Letramento Digital; PROFEPT

Data da defesa: 20 de abril de 2023

Horário: 9:30


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Cristiano T4

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 10/04/23
  • 10h12
Fim do conteúdo da página