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Título do projeto: SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR PARA ATIVIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Dra. Catiane Mazocco Paniz e Dra. Renata Hernandez Lindemann

Resumo: Esta pesquisa, realizada dentro da Linha de Práticas Educativas, no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), teve como objetivo principal conhecer as práticas educativas e os saberes docentes que sustentam as ações relacionadas com a temática da sustentabilidade na Educação Básica Profissional e Tecnológica (EBPT), especificamente no Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável (SER) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O encaminhamento metodológico foi de cunho qualitativo e possibilitou analisar como as concepções que envolvem a temática da sustentabilidade se alinham às práticas docentes na referida formação, tanto para o atendimento dos princípios institucionais, bem como no seu sentido mais amplo, no que diz respeito à formação integral. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental tendo como documento o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do SER, considerando as ementas, o perfil do egresso e as justificativas para criação do curso indicadas no documento. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), delimitando como corpus da análise as informações contidas no projeto do curso, conforme já mencionadas. Os discursos presentes no PPC foram confrontados com as principais referências teóricas definidas pela pesquisa. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito docentes atuantes no SER. O corpus de análise das entrevistas mostrou-se bastante complexo e compreendeu o agrupamento dos núcleos de sentido em quatro categorias: 1) Caminhos formativos; 2) Concepções de sustentabilidade; 3) Trabalhar sustentabilidade requer superação da fragmentação disciplinar; e 4) Silenciamento sobre a insustentabilidade do atual modelo econômico, pautado pelo consumismo e descartabilidade. Na análise realizada, ficou evidenciado que, dentro da complexidade do ambiente e suas múltiplas relações, os discursos sobre sustentabilidade podem assumir divergentes sentidos e sentimentos no ambiente da escola, os quais se encontram intimamente ligados aos saberes, práticas docentes e às formas como são pensados os currículos do Ensino Médio Integrado, os quais espelham os valores e a cultura da atualidade. Nesse sentido, há uma demasiada preocupação com a falta de energia como propulsora do desenvolvimento (em uma visão de crescimento econômico e para manter os níveis de consumo), não da vida, expressados na frase “pela existência de difi­culdades crescentes em manter os níveis de consumo atuais”. Esse discurso tenta justificar a necessidade do curso e a utilização de energias renováveis para atender as demandas do mercado. A problematização em torno da temática pode oferecer meios para ampliar as ações e compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica ofertada no âmbito dos Institutos Federais, considerando, assim, seu compromisso com o desenvolvimento local, a inclusão social e formação para a cidadania. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de formação (produto educacional) que possibilite reflexões e discussões entre os participantes e sinalize horizontes para educação com vistas à sustentabilidade como forma de colaborar para que as práticas educativas referentes à educação ambiental e sustentabilidade tornem-se mais efetivas no âmbito curricular dos Cursos Técnicos de Ensino Médios Integrados ofertados na Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Saberes docentes. Currículo integrado. Educação Básica Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 13 de novembro de 2019

Horário: 14 h

Local: Auditório, IFFar- Reitoria

Título do projeto: SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR PARA ATIVIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Dra. Catiane Mazocco Paniz e Dra. Renata Hernandez Lindemann

Resumo: Esta pesquisa, realizada dentro da Linha de Práticas Educativas, no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), teve como objetivo principal conhecer as práticas educativas e os saberes docentes que sustentam as ações relacionadas com a temática da sustentabilidade na Educação Básica Profissional e Tecnológica (EBPT), especificamente no Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável (SER) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O encaminhamento metodológico foi de cunho qualitativo e possibilitou analisar como as concepções que envolvem a temática da sustentabilidade se alinham às práticas docentes na referida formação, tanto para o atendimento dos princípios institucionais, bem como no seu sentido mais amplo, no que diz respeito à formação integral. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental tendo como documento o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do SER, considerando as ementas, o perfil do egresso e as justificativas para criação do curso indicadas no documento. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), delimitando como corpus da análise as informações contidas no projeto do curso, conforme já mencionadas. Os discursos presentes no PPC foram confrontados com as principais referências teóricas definidas pela pesquisa. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito docentes atuantes no SER. O corpus de análise das entrevistas mostrou-se bastante complexo e compreendeu o agrupamento dos núcleos de sentido em quatro categorias: 1) Caminhos formativos; 2) Concepções de sustentabilidade; 3) Trabalhar sustentabilidade requer superação da fragmentação disciplinar; e 4) Silenciamento sobre a insustentabilidade do atual modelo econômico, pautado pelo consumismo e descartabilidade. Na análise realizada, ficou evidenciado que, dentro da complexidade do ambiente e suas múltiplas relações, os discursos sobre sustentabilidade podem assumir divergentes sentidos e sentimentos no ambiente da escola, os quais se encontram intimamente ligados aos saberes, práticas docentes e às formas como são pensados os currículos do Ensino Médio Integrado, os quais espelham os valores e a cultura da atualidade. Nesse sentido, há uma demasiada preocupação com a falta de energia como propulsora do desenvolvimento (em uma visão de crescimento econômico e para manter os níveis de consumo), não da vida, expressados na frase “pela existência de difi­culdades crescentes em manter os níveis de consumo atuais”. Esse discurso tenta justificar a necessidade do curso e a utilização de energias renováveis para atender as demandas do mercado. A problematização em torno da temática pode oferecer meios para ampliar as ações e compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica ofertada no âmbito dos Institutos Federais, considerando, assim, seu compromisso com o desenvolvimento local, a inclusão social e formação para a cidadania. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de formação (produto educacional) que possibilite reflexões e discussões entre os participantes e sinalize horizontes para educação com vistas à sustentabilidade como forma de colaborar para que as práticas educativas referentes à educação ambiental e sustentabilidade tornem-se mais efetivas no âmbito curricular dos Cursos Técnicos de Ensino Médios Integrados ofertados na Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Saberes docentes. Currículo integrado. Educação Básica Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 13 de novembro de 2019

Horário: 14 h

Local: Auditório, IFFar- Reitoria

Produto Educacional:

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA ALÉM DOS MODISMOS

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553821

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  • 29/10/19
  • 08h49

Título do projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFFAR: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS

Orientador: Dr.ª Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dr.Ricardo Antônio Rodrigues, e Dr.Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: Esta pesquisa buscou investigar inicialmente as condições de acesso dos egressos dos cursos técnicos integrados do IFFAR ao mundo do trabalho, em consonância com área da formação que obtiveram na instituição. No decorrer da pesquisa, ampliou-se o campo de investigação para indagar sobre o acesso dos egressos ao nível superior, objetivando verificar a ocorrência da verticalização do ensino. Para alcançar esses objetivos analisou-se no primeiro capítulo a política pública de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/08) como orientada para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e de formação integral para a cidadania. No segundo capítulo investigou-se a eficácia da atuação dos Institutos Federais na oferta da educação profissional e tecnológica de qualidade em termos de uma educação integral e cidadã. O terceiro capítulo aborda a metodologia utilizada na pesquisa, que, apesar de iniciar com dados quantitativos, é de cunho qualitativo, com uso da técnica de geração de dados de entrevistas semiestruturadas, sendo que, para análise dos dados, foram mobilizados alguns dispositivos da análise crítica do discurso (ACD). O quarto capítulo focaliza na análise crítica dos dados obtidos na pesquisa, com a retomada do referencial teórico utilizado no desenvolvimento do trabalho, para fins de posicionamento dos discursos dos sujeitos. Os capítulos seguintes se destinaram a construção do produto da pesquisa, que se consubstanciou na criação de um blog contendo os dados da pesquisa e destinado a auxiliar a Gestão do Instituto Federal Farroupilha a (re)construção do futuro da Instituição, através das opiniões dos egressos, dos alunos, da comunidade e dos servidores. Como resultado principal desta pesquisa sobressaiu-se o grande número de egressos que prosseguiram seus estudos no nível superior, chegando-se ao percentual de 76,2%, com o que se conclui que a educação ofertada propicia a verticalização do ensino. Outro dado relevante ressalta que há um percentual baixo de acesso ao mundo do trabalho, uma vez que dos 21 egressos entrevistados apenas 9 trabalham na área de formação do curso (42,9%). Os dados da pesquisa associados aos dados resultantes da aplicação do produto educacional indicam que há cumprimento dos objetivos institucionais com as seguintes reflexões: é necessário repensar-se o ensino das disciplinas técnicas integrando teoria e prática e fortalecendo o ensino técnico; o o Instituto Federal Farroupilha pode estar centralizando os seus esforços na oferta de um ensino propedêutico de excelente qualidade e esquecendo-se da sua vocação de formação técnica; a comunicação entre a Instituição e seus alunos e a comunidade deve ser fortalecida.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Ensino técnico integrado ao ensino médio. Egressos.

Data da defesa: 21 de outubro de 2019

Horário: 14h

Local: Auditório da Reitoria do IFFar

Produto Educacional:

POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFFAR: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552956

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  • 30/09/19
  • 13h58

Já estão disponíveis as bibliografias que embasarão as questões do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT de 2020. O Exame versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e, sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

O Exame seguirá os moldes do último ENA e contará com 50 questões objetivas. A previsão de lançamento do Edital é dia 02/12/2019, que contará com mais de 900 vagas para todos os estados brasileiros.

A aplicação da Prova do ENA 2020 será em 17.05.2020.

 

1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>.

2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: <http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1221/709>

3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://ojs.netlink.com.br/index.php/rpq/article/viewFile/227/143>

4) KUENZER, AcaciaZeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12178/100001>

5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: <http://pos.anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/revista-anhanguera-pesquisa-quali-2018.pdf>.

6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view>

8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura>

9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191>

10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>

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  • 24/09/19
  • 09h20

Com base na Resolução CONSUP nº 029/2019, de 07 de agosto de 2019, implementaremos ações afirmativas no próximo Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

A prova (ENA 2020) que será realizada dia 17 de maio de 2019, terá a novidade da reserva de vagas para PPI e PcD.

Para o total de 24 vagas oferecidas pelo nosso Polo o arranjo será o seguinte:

AMPLA CONCORRÊNCIA - 12 VAGAS
9 vagas - 'ampla concorrência'
1 vaga - PP
1 vaga - I
1 Vaga - PcD.

SERVIDORES EBTT - 12 VAGAS
9 vagas - 'ampla concorrência'
1 vaga - PP
1 vaga - I
1 Vaga - PcD.

Em anexo, segue a resolução.

 Resolução Consup nº 029/2019

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  • 05/09/19
  • 16h37

Título do projeto: A Experiência de Refletir sobre Indisciplina na Relação Professor/Aluno

 

Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio

 

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher,  e Dra. Andrea Fricke Duarte

 

Resumo:
Esta pesquisa foi produzida durante o curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Jaguari/RS. O objetivo é analisar os conflitos geradores de indisciplina existentes na relação professor/aluno, visando contribuir com a formação do profissional docente. A linha de pesquisa é “Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, inserida no macroprojeto “propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não- formais de ensino na EPT”. Delineia-se como práticas educativas em EPT, por se tratar da questão da formação do professor, bem como, a sua preparação para lidar com questões de indisciplina na sala de aula. O problema da pesquisa tem como base a seguinte questão: “Quais reflexões podem auxiliar na construção de estratégias nos casos de indisciplina na relação professor/aluno?”. A investigação deu-se a partir de estudos sobre a sexualidade infantil propostos por Freud, bem como a disciplina em Michel Foucault. A pesquisa delineou-se como uma pesquisa-intervenção. O objeto de estudo foi a trajetória profissional e pessoal da pesquisadora, a qual teve a experiência como foco do processo investigativo, sendo que foi levado em conta o percurso de trabalho da pesquisadora como professora dos Anos Iniciais da rede pública de ensino. Com relação à coleta de dados, foram utilizadas observações da pesquisadora do seu próprio campo profissional, a partir da construção de registros de casos de indisciplina vivenciados por ela e, também, a sua posição frente a tais conflitos. Como ferramenta, foi utilizado um diário de campo, no qual foram feitos os registros das observações elencadas. Posteriormente, construiu-se o produto da pesquisa, sendo este um “guia de reflexões”, visando contribuir para o reposicionamento docente diante de conflitos geradores de indisciplina na relação professor/aluno.


Palavras-chave: Relação Professor/Aluno. Conflitos. Disciplina/Indisciplina.

Data da defesa: 28 de agosto de 2018

 

Horário: 9h

 

Local: Auditório Instituto Federal Farroupilha/ Santo Ângelo

 

Produto Educacional:

A experiência de refletir sobre indisciplina na relação professor/aluno: Guia de Reflexões

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434063

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  • 19/08/19
  • 11h05

Abertura do semestre letivo - 2019/2, Turma III, Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Em nome do IFFar Polo Campus Jaguari damos as nossas boas-vindas aos 24 discentes que compõem a 3ª Turma do Curso. Desejamos que seus percursos formativos sejam profícuos, repletos de conquistas e de novos sonhos, que essa passagem pelo ProfEPT revigore e fortaleça os vossos projetos pessoais e profissionais.

Parabéns pela aprovação no ENA 2019!!

Obrigado por nos escolherem e confiarem no trabalho de nossa instituição que prima pelo Ensino gratuito e de qualidade para todos e todas, considerando a formação omnilateral como meta, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como pressuposto pedagógico.

Ótimo semestre letivo para todos e todas!!!

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  • 15/08/19
  • 16h33

Título do projeto: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – IFFar E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE.

 

Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves

 

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher,  e Dra. Neusa Maria John Scheid 

 

Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)- Campus Jaguari. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que tem como campo de estudo o Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFFar. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são construídos durante o percurso formativo do curso e como tais pressupostos são abordados nas práticas de Estágio Supervisionado, quando desenvolvidas em espaços de EPT, numa abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). As fontes de dados foram o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática bem como os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado, produzidos pelos acadêmicos do referido curso. Após a fase exploratória, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), validada através da aplicação em uma turma do Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar- Campus Alegrete. Observou-se que a forma como os conhecimentos matemáticos foram trabalhados contribuiu para que os alunos do Ensino Médio Técnico compreendessem com mais clareza a importância da aprendizagem matemática para seu desenvolvimento intelectual e passam a questionar as “respostas prontas” que muitas vezes recebem em sala de aula e também em seu cotidiano. Inevitavelmente essa postura questionadora expande-se para a vida dos educandos, o que vem a caracterizar o grande compromisso da Educação Profissional e Tecnológica. Fica demonstrado assim, que a unidade de ensino desenvolvida foi de grande valia para a formação profissional e pessoal dos alunos envolvidos e pode ainda contribuir para o fazer pedagógico dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática do IFFar, a medida em que permite pensar práticas especificas para o espaço da EPT.


Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente.

 

Data da defesa: 30 de agosto de 2019

 

Horário: 14h


Local: Sala 201 do Campus São Borja

 

Produto Educacional: 

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434043

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  • 09/08/19
  • 10h27

Título do projeto: A prática de ensino de Licenciatura em Química: possibilidade de articulação entre a formação inicial de docentes e a educação profissional e tecnológica

Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra TaniamaraVizzotto Chaves,  e Dra Marli Dallagnol Frison

Resumo: Este trabalho resulta da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Jaguari, a qual buscou investigar que elementos, no espaço da Prática de Ensino, na Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, se constituem articuladores entre a formação inicial de docentes e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa ocorreu junto aos docentes de química do Campus Alegrete, a fim de identificar que elementos em relação à EPT se fazem presente em seu processo formativo, e aos acadêmicos da Prática enquanto Componente Curricular (PeCC), do sexto semestre do curso de Licenciatura em Química, através do desenvolvimento de uma proposta que buscou criar um espaço de apropriação de conhecimentos de  professor. As atividades pedagógicas da PeCC VI foram acompanhadas pela pesquisadora durante as etapas de reflexão, elaboração e desenvolvimento da proposta, pelos licenciandos, no ensino de química em um curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Os dados produzidos através de entrevistas, com docentes e acadêmicos, foram analisados com a utilização da Análise Textual Discursiva, constituindo duas categorias, a saber, conhecimentos sobre Educação Profissional e Tecnológica e constituição pela prática proporcionada pela PeCC. Neste contexto, percebemos a importância da prática na construção de saberes próprios da profissão docente e a necessidade de intensificar o estudo dos elementos da EPT na formação de professores, bem como de metodologias que tenham como fundamentos básicos a interdisciplinaridade e a contextualização, que resultou na construção do produto educacional “PeCC: espaço de formação para a educação profissional e tecnológica”, que servirá de suporte para os docentes das práticas de ensino que versem sobre o tema e/ou atuantes no ensino médio integrado, bem como daqueles que desejam aprofundar-se no assunto com o objetivo de qualificar sua prática. Acreditamos que a pesquisa suscitou, nos docentes de química, a necessidade de apropriar-se dos conhecimentos da EPT para atuar no ensino médio integrado. 

Palavras-chave: Formação de Professores. Prática de Ensino. Elementos formativos. 

Data da defesa: 29 de agosto de 2019

Horário: 9h

Local: Auditório, IFFar - Campus Panambi

Produto Educacional:

PeCC: espaço de formação para a Educação Profissional e Tecnológica

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  • 09/08/19
  • 09h26

Título do projeto: ASSESSORIA PEDAGÓGICA PARA O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA FORMAÇÃO INTEGRAL

 

Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio

 

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher,  e Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff

 

Resumo: Nesse trabalho retomamos a História da Educação Profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais de Educação, estabelecendo relações entre os elementos que participam desse processo: trabalho, educação, sociedade e o compromisso com a formação integral. Pesquisamos a concepção de educação e currículo que orientam as ações educativas nos IF’s, e neste contexto, o currículo integrado enquanto proposta didático-pedagógica e o trabalho docente como elemento essencial para a sua efetivação. Os IF’s são instituições recentes, em fase de consolidação e de fortalecimento de sua identidade institucional, nesse sentido buscamos compreender como a assessoria pedagógica pode contribuir nesse processo de constituição. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa documental e consulta à literatura pertinente. Posteriormente foi proposto um questionário junto aos docentes, cujas respostas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados desta investigação revelam a necessidade de aprofundamento teórico, de implicação e abertura pedagógica, de apropriação do Projeto Pedagógico Institucional, fortalecimento do vínculo entre assessoria pedagógica e docentes e destacam o investimento na formação continuada e em espaços de diálogo e reflexão sobre as ações desenvolvidas como os principais meios para a efetivação do currículo e do trabalho integrado. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e teve como produto educacional a elaboração de um guia de orientações pedagógicas, com o objetivo de contribuir para o trabalho docente à luz da formação integral, essência da proposta didático-pedagógica institucional.

 

Palavras-chave: Educação Profissional; Currículo Integrado; Guia Pedagógico; Formação Continuada; Assessoria Pedagógica

 

Data da defesa: 16 de agosto de 2019

 

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Ângelo

 

Produto Educacional:

A proposta de formação integral no IFFar: guia de orientações pedagógicas para o trabalho docente

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433803

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  • 06/08/19
  • 10h47
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