Página inicial > Panambi > IFFar recebe selo por projetos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação
Notícias Panambi

Publicado em Quinta, 07 de Março de 2024, 09h03 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha foi uma das 39 instituições de ensino brasileiras que receberam o Selo ODS Educação em cerimônia realizada nesta terça-feira, 05/03, em São Paulo.

A certificação reconhece e estimula projetos de instituições de ensino superior relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A pró-reitora de Extensão do IFFar, Angela Marinho, junto da coordenadora da Agenda 2030 no IFFar, Luciana dos Santos, representaram a instituição na entrega do Selo ODS Educação. Para elas, a atenção aos ODS e à Agenda 2030 reforçam o compromisso do IFFar frente a uma demanda global, mas principalmente local, na questão da sustentabilidade. Também representam a aproximação da instituição com a comunidade, que já vinha ocorrendo, especialmente por meio das ações de extensão.

Desde 2017, o IFFar solicita a indicação dos ODSs impactados pelos projetos de extensão inscritos em editais institucionais de fomento.

Projetos de extensão desenvolvidos em todas as unidades do IFFar foram certificados. Do Campus Panambi, sete projetos receberam o Selo por promoverem atividades e espaços de discussão sobre os ODSs e demonstrar contribuições na melhoria do ODS 4 – Educação de qualidade.

• Fábrica de Histórias: um mergulho no mundo mágico da literatura bilíngue (Coordenadora: Miquela Piaia)
  • Programa Academia e Futebol - Núcleo Panambi (Coordenadora: Maria Elisa Ullmann dos Santos)
  • Alemão para Crianças da Comunidade – (Coordenador: Carla Luciane Klos Schöninger)
  • Ciranda intergeracional: Um encontro de histórias e de saberes (Coordenadora: Camila Inês Ribeiro Cabral)
  • Qualificação de Produtores de Kässchmier de Panambi: empreendedorismo rural e preservação cultural (Coordenadora: Maria Elisa Ullmann dos Santos)
  • Educar para não abandonar (Coordenadora: Fabiana Lasta Beck Pires)
  • Atividades Extensionistas de Robótica Educacional na Rede Municipal de Panambi – (Coordenador: Julian Cezar Giacomini)

Parabenizamos a todos os extensionistas por incluírem mais esse compromisso nos projetos submetidos, demonstrando a preocupação com as boas práticas e soluções em ensino, pesquisa, extensão e gestão ligados aos ODS.