Página inicial > Panambi > Residência Pedagógica certifica 25 estudantes do Campus Panambi
Notícias Panambi

Residência Pedagógica certifica 25 estudantes do Campus Panambi

Publicado em Quinta, 31 de Março de 2022, 15h03 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na noite de quarta (30/03), 25 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Panambi concluíram a Residência Pedagógica, recebendo a certificação via solenidade realizada de forma remota, juntamente com estudantes-residentes dos campi São Borja e São Vicente do Sul.

A Residência pedagógica é um dos programas institucionais desenvolvidos no IFFar em parceria com a Capes, e que visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar, de forma ativa, a relação entre teoria e prática profissional docente.

É uma atividade de formação realizada por discentes regularmente matriculados em cursos de licenciatura e aplicada em escolas públicas de educação básica, denominadas escolas-campo. No núcleo de Panambi foram três as escolas parceiras: Escola Estadual Paulo Freire, Escola Estadual Pindorama e Escola Estadual José de Anchieta, onde os alunos residentes atenderam turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, por um período de 1,5 ano.

O trabalho dos estudantes-residentes foi realizado em conjunto com as professoras preceptoras das escolas-campo e também com a docente orientadora do IFFar, Aline Machado Zancanaro, fortalecendo o papel das redes de ensino na formação de futuros professores. Além da regência, os residentes também realizaram diversas formações relacionadas ao ensino, conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), escrita de artigos, entre outras ações.