Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus Júlio de Castilhos promove curso de extensão "Aportes para a elaboração de Projeto de Pesquisa e Artigos Científicos".
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 26 de Abril de 2018, 21h31 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Estão abertas de 02 a 16 de maio as inscrições para o curso de Extensão Aportes para a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos. Os interessados devem acessar o seguinte link:https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf;jsessionid=F9443579898AAF99E7A590B54FBFEEB3.node2

Clicar em "ainda não possuo cadastro" e realizar o cadastro. Após isso será enviado um e-mail de confirmação com outro link. Acessá-lo para efetuar a inscrição.

O Curso tem como objetivos: ofertar subsídios teóricos para estudantes de graduação e profissionais em educação para a elaboração de projetos de pesquisa e de artigos científicos;Inculcar a necessidade de leitura e consulta de bibliografia especializada para a confecção de projetos de pesquisa e artigos científicos; Fornecer aportes teóricos para o enriquecimento da formação inicial e continuada de estudantes de graduação e de profissionais em educação no tocante a pesquisa científica e a divulgação de seus resultados e fortalecer as atividades de extensão do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As atividades acontecem no LIFE do Campus, no período de 22 e 29/05, 05, 12 e 19∕06, totalizando carga horária de  20 h∕a. Será nas terças-feiras, das 13h 30min às 17h 05min (perfazendo 04 horas∕aula em cada encontro).

É direcionado aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Biologia do campus JC ,preferencialmente já possuidores de créditos na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Disponibilidade 15 vagas. E, para professores graduados das redes públicas estadual e municipal e iniciativa privada. Disponibilidade 10 vagas.

Acontecerá em  encontros presenciais, nos quais os docentes, em caráter informativo, trabalharão a conceituação, a importância e a construção de um projeto de pesquisa e de um artigo científico. Neste sentido, serão utilizadas as metodologias correntes nas práticas pedagógicas, tais como a exposição oral, o diálogo, o questionamento, a contextualização e o uso didático da experiência dos frequentadores do curso. Ainda na base metodológica do curso, será utilizada a técnica da “desconstrução do artigo científico”, em que um artigo científico pronto será desconstruído para chegar em seus componentes e seus elementos textuais essenciais. No tocante ao projeto de pesquisa, a premissa básica em sua elaboração partirá da existência de um problema de pesquisa, que norteia e orienta toda investigação, mas que pode e deve ser concebido em caráter científico.

Mais informações podem ser obtidas no setor de estágios do Campus ou pelo telefone 32719500.