Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula inaugural do curso de Assistente Administrativo – EJA/EPT aconteceu no CAIC na quarta-feira (17)
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 23 de Abril de 2024, 16h43 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Desafios da jornada empreendedora foi o tema da palestra de Elisangela Rodrigues

IMG_20240417_191127204.jpg

A noite de quarta-feira (17) foi marcada pela aula inaugural da EJA/EPT “Desafios da jornada empreendedora”, apresentada pela assistente social e empreendedora Elisangela Rodrigues, na escola CAIC Luizinho de Grandi. Estiveram presentes o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, a coordenadora pedagógica da EJA da Secretaria de Educação, professora Maria Cristina Iop, a vereadora Luci Duarte “tia da moto”, a coordenadora da EJA no IFFar, Cleia Tonin, a diretora de ensino Silvia Montagner, representando a direção geral do campus Júlio de Castilhos e a coordenadora pedagógica da escola CAIC, Angelita.

As falas da noite foram abertas pelo Seu Hilário, aluno da EJA, que falou sobre a força de vontade para continuar a estudar. Na sequência, foi a vez de Silvano, um ex-aluno do assistente administrativo, que após o curso oficializou seu empreendimento e hoje quatro pessoas dependem da microempresa dele.

Depois foi a vez de Silvia, que agradeceu a parceria da prefeitura e especialmente do CAIC, de seus/uas professores/as, que acompanham diariamente os/as alunos/as. A professora Angelita leu uma mensagem da diretora, que estava em outra atividade e falou da importância de estar presente no dia-a-dia com os/as estudantes. Ressaltou que não perdem contato com os ex-alunos/as, citando Silvano que falou inicialmente. “é importante concluir o ensino fundamental com a certificação de assistente administrativo, pois a comunidade oferta bastante empregos e cada um fica mais perto de alcançar seus objetivos”, disse Angelita.

Maria Cristina agradeceu a parceria com do IFFar e disse para os/as alunos/as sentirem-se em casa tanto no CAIC quanto no IFFar. “Os/as professores/as de ambas as instituições são professores de vocês e o objetivo aqui são vocês, que tenham a oportunidade de estudar e aproveitem”, finalizou ela. Dando prosseguimento, a vereadora Luci, começou destacando que estava ali apesar de não estar bem de saúde, pois foi no CAIC que ela começou na rede municipal. Ela também ressaltou que são alunos/as do CAIC e do IFFAR e finalizou “ninguém larga a mão de ninguém e vamos todos/as juntos/as terminar o curso”.

Cleia começou relembrando que em dezembro de 2023 foram 11 turmas que se formaram em Santa Maria e nesse ano mais cinco turmas se iniciaram no município em parceria o IFFar. Ela destacou a importância da EJA para a instituição, que começou em três campi e hoje está em seis campi e atende 11 municípios diferentes. “A EJA busca a elevação da escolaridade, propiciando que as pessoas concluam sua formação escolar junto com uma formação profissional”, disse a coordenadora. Ela ainda trouxe números: são 9 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever no Brasil e isso dificulta a vida delas, pois não conseguem nem pegar um ônibus sozinhas. “O estudo muda a vida da gente! Não desistam!” finalizou.

Por fim, Rodrigo Décimo parabenizou os/as estudantes por estarem ali em busca de conhecimento, pois ir para casa descansar ou fazer seu serviço doméstico era mais fácil que estar ali, então a presença já era uma vitória.

Na sequência, foi a vez de Elisangela Rodrigues falar sobre os desafios da jornada empreendedora. Ela iniciou dizendo o quanto os/as estudantes eram poderosos/as, pois haviam mobilizado muitas pessoas para estarem ali por eles/as, para contribuir no recomeço deles/as. A assistente social continuou falando que os/as empreendedores/as inspiram os outros através de histórias e de como essas histórias são contadas.

Elisangela perguntou quem era empreendedor e poucos levantaram a mão, assim ela mudou a questão e disse quem tem um sonho? E todos/as se manifestaram, ao que ela concluiu que empreender é realizar sonhos, é estudar, é resolver problemas. Após a assistente social contou um pouco de sua trajetória e ressaltou que nossa maior força é nossa história. Ela enfatizou a relevância de uma mentalidade empreendedora para identificar o problema e encontrar a solução. Por fim, contou de sua experiência ao conhecer Dona Luíza Trajano, do Magazine Luíza e destacou que para crescer é preciso compartilhar saberes.

Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do Campus Júlio de Castilhos