Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula inaugural da EJA/EPT “Novos caminhos, novas perspectivas” aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado em Santa Maria
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 09 de Abril de 2024, 19h11 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Rodrigo Carlotto fez uma fala motivacional cheia de música e buscando a interação dos/as estudantes

IMG_20240408_205921444.jpg

A noite de segunda-feira (08) foi marcada pela aula inaugural da EJA/EPT “Novos caminhos, novas perspectivas”, apresentada pelo psicólogo e diretor geral do campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carlotto, na escola Pinheiro Machado. Estiveram presentes o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, a secretária de educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, a vereadora Luci Duarte “tia da moto”, a coordenadora da EJA no IFFar, Cleia Tonin, a diretora de ensino Silvia Montagner e a diretora da escola Pinheiro Machado, Lucélia Helena Ferreira.

As atividades tiveram início com a diretora Lucélia dando as boas-vindas a todos/as e falando de como a educação pode mudar vidas. Na sequência, Cleia falou da importância do estudo na vida das pessoas e como a educação pode ser inclusiva e trazer momentos de felicidades. Sílvia, também destacou a importância da educação. Já Carlotto apenas cumprimentou o publico e disse que deixaria sua fala para a palestra.

Depois do diretor foi a vez da vereadora Luci falar, ela enfatizou que estava ali como educadora e não como vereadora, disse que conhecia a realidade de quem estuda de noite, pois já trabalhou nesse turno; ela também relembrou que a EJA é um privilégio, pois não são todas as escolas que possuem. Ressaltou que ninguém solta a mão de ninguém, como dito anteriormente pela Cleia e que está a disposição para ajudar como puder, que se um perceber que outro colega não está vindo podem chamar ela, que ajuda, vai na casa e auxilia como pode, pois seu trabalho é somar e não deixar ninguém desistir.

A secretaria Lúcia disse que não tem preço sair com uma formação profissional junto com o ensino fundamental. “Na formatura vocês vão se dar conta que tudo mudou na vida de vocês”, falou e usou o exemplo de Dona Fátima, que em 2021 era analfabeta e entrou na turma de alfabetização, já em 2022, ela ingressou na EJA/EPT e ao final de 2023, foi de analfabeta à formada no ensino fundamental e profissionalizante.

Por fim, o vice-prefeito recordou situações que viveu no último ano. Primeiro a formatura das turmas EJA/EPT, em dezembro de 2023, quando três personagens marcaram sua memória: um senhor de cabelos e barba brancos, uma mulher jovem com um bebê e um cadeirante, cada um simbolizando desafios vencidos para estarem ali. A outra situação aconteceu em uma empresa, quando chegou a recepcionista disse que lembrava dele, pois ele havia entregado seu diploma na formatura e logo em seguida, o dono da empresa disse que ela havia sido promovida para o serviço administrativo após a formatura, que antes trabalhava com serviços gerais. Décimo usou esses exemplos para ilustrar que a vida não é fácil, mas que coisas boas acontecem com quem não desiste, finalizou.

Antes da palestra teve momento cultural organizado pela professora Raquel, que organizou um cordel com os/as alunos/as da terceira fase.

E foi o momento da palestra “Novos caminhos, novas perspectivas”, com Rodrigo Carlotto. O psicólogo fez uma fala com várias referências musicais para falar de momentos da vida. Iniciou agradecendo a presença de todos/as e falou de como o tempo passa rápido, fazendo referência que a sua formatura em Psicologia, há 17 anos. A parte musical começou com Paciência do Lenine, com o palestrante perguntando o que tirava a paciência deles. “Agora vocês vivem uma realidade diferente, que exige ficar sentado, ter hora pra recreio, hora pra sair disciplinas que gosto e outras nem tanto, além do desafio de conviver com pessoas diferentes, com opiniões distintas e muitas vezes contrárias às nossas”, disse Carlotto. Prosseguiu com mais música, Mais uma vez de Renato Russo, que só fez sucesso na segunda vez que foi lançada. Depois teve Jota Quest com Dias melhores, Charlie Brown Júnior com Lugar ao sol, Cidadão Quem com Dia especial e para fechar Lulu Santos com Tempos modernos e a fala sobre presente e futuro. “eu vejo a vida melhor no futuro... Eu vejo isso por cima de um muro...” Assim, que vocês estão agora imaginando esse futuro melhor que a educação pode proporcionar para vocês.

Ao final teve um jantar de confraternização entre os/as estudantes, equipe da escola Pinheiro Machado e a equipe do IFFar.

Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do Campus Júlio de Castilhos