Página inicial > Frederico Westphalen > ALUNOS DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS DE EXTENSÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS FW ENGAJAM-SE EM PROJETO COM A COMUNIDADE LOCAL
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quinta, 28 de Março de 2024, 16h11 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior
No último dia 26 de março, às 13h30, acadêmicos do curso de Bacharelado em Administração, Débora Argenta Roani, Gabriela Santana Valente, Glenda Botezini, Marcelo Antonio D’Ávila e Marlise Freo, guiados pelo professor Cristiano Nunes dos Santos, empreenderam uma iniciativa de extensão vinculada ao projeto "Gestão Pessoal e Cuidados com a Dengue". Esta atividade, realizada na disciplina de Seminários de Extensão, teve como cenário a empresa Vitrola Editora e Distribuidora, situada no município de Frederico Westphalen. O intuito da ação foi disseminar conhecimentos sobre gestão pessoal e prevenção da Dengue, alcançando aproximadamente 60 participantes, majoritariamente funcionários da empresa.

Neste contexto, os estudantes não apenas desenvolveram o projeto de extensão como também organizaram o evento, estabeleceram contato com palestrantes e gerenciaram toda a organização e execução da atividade. A disciplina "Seminários de Extensão" do curso de Bacharelado em Administração, criada sob a égide da Resolução CNE/CES n° 07/2018 — que preconiza a curricularização da extensão universitária —, visa essencialmente à integração dos saberes teóricos acumulados pelos discentes com práticas que revertem em benefícios à comunidade externa à instituição educacional.

Esse componente curricular ambiciona atingir uma série de objetivos: promover a simbiose entre ensino, pesquisa e extensão; desenvolver competências profissionais aplicáveis ao mundo real; incentivar a interdisciplinaridade; fomentar a consciência social e o engajamento com o desenvolvimento local e regional; aprimorar habilidades de planejamento e gestão de projetos; utilizar o conhecimento acadêmico em prol da comunidade; e estimular a inovação e o empreendedorismo social.

A realização desse projeto de extensão sublinha a grande importância da extensão universitária como um pilar do curso de Bacharelado em Administração no Campus FW, enfatizando seu papel não apenas na formação acadêmica dos alunos, mas também na sua contribuição para a sociedade. Ao levar conhecimento e práticas de gestão pessoal e prevenção da Dengue diretamente à comunidade, o projeto reforça o compromisso social da educação superior, demonstrando como o Instituto e seus discentes podem ser agentes transformadores. Além disso, a escolha do tema "Cuidados com a Dengue" destaca a urgência de conscientização sobre essa doença, lembrando que a prevenção é responsabilidade de todos. Iniciativas como esta não só enriquecem a formação dos estudantes, fornecendo-lhes experiências práticas valiosas, mas também contribuem significativamente para a saúde e o bem-estar da comunidade, reiterando a necessidade de ações conjuntas e informadas contra desafios de saúde pública como a Dengue.