Página inicial > CR São Gabriel > Centro de Referência do IFFar em São Gabriel oferece cursos técnicos e graduação
Notícias CR São Gabriel

Publicado em Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os Centros de Referência do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) têm desempenhado um papel fundamental na expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no interior do estado. Essas unidades, vinculadas à Reitoria ou aos campi, desenvolvem cursos, programas e projetos voltados para a educação profissional e tecnológica em diferentes nível e modalidades de ensino em parceria com as prefeituras municipais.

Centro de Referência São Gabriel fachada

Foto: Centro de Referência do IFFar em São Gabriel

O Centro de Referência de São Gabriel, vinculado ao Campus São Vicente do Sul, é um dos dois centros de referência do IFFar. A unidade tem se destacado pela qualidade dos cursos oferecidos e pela integração com a comunidade local.

O centro funciona desde 2014 e tem contribuído significativamente para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento da região onde está inserido. Atualmente, a unidade oferece dois cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e uma graduação. Os cursos disponíveis podem ser conferidos neste link.

Curso de Informática no Centro de Referência São gabriel

Foto: Alunos no Laboratório de Informática do Centro de Referência de São Gabriel/Divulgação Centro

Desde 2014, diversos cursos já foram ofertados no centro como cursos técnicos em Informática, Multimeios Didáticos, Manutenção e Suporte em Informática, Administração e Agroindústria. O Centro também já ofereceu cursos de qualificação profissional por meio do Pronatec. Além de cursos técnicos, atualmente, o centro oferta uma graduação em Licenciatura em Pedagogia na modalidade de educação a distância (EAD), atendendo a uma demanda latente de formação de professores para atuação no município e região, fortalecendo o desenvolvimento educacional local.

No mês de junho de 2023, o centro de Referência participou da 2ª edição da Feira das Profissões de Santa Margarida do Sul. A feira recebeu mais de 500 estudantes e 10 escolas, integrando as cidades de Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Vila Nova do Sul.
O evento reuniu 20 expositores de instituições públicas e privadas, que tiveram a oportunidade de divulgar seus serviços e cursos em estandes individuais, sendo um importante espaço de integração e promoção institucional.

Estendo iffar na feira de margarida do sul

Foto: Estande do Centro de Referência de São Gabriel na feira das Profissões de Santa Margarida do Sul/Divulgação Centro

Além disso, a feira possibilitou um contato direto com os estudantes da região, facilitando a apresentação dos cursos e serviços oferecidos pelo Centro de Referência. Essa interação contribuiu para esclarecer dúvidas, apresentar as vantagens de cada curso e despertar o interesse dos jovens pela educação profissional e tecnológica.

Os Centros de Referência do IFFar reafirmam o compromisso da instituição com a educação pública de qualidade, a inclusão social e a interiorização do ensino.