Página inicial > Alegrete > Novo cardápio para o refeitório do campus é testado pelos alunos
Notícias Alegrete

Novo cardápio para o refeitório do campus é testado pelos alunos

Publicado em Terça, 01 de Novembro de 2022, 14h01 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Foi aplicado, dia 26 de outubro, durante o almoço no Refeitório do IFFar - Campus Alegrete, o teste de aceitabilidade para a preparação de “macarrão integral ao alho e óleo”, prato inédito no cardápio da Instituição. O cadápio foi elaborado pelas nutricionistas do Campus, Andréia Silva de Oliveira e Gisela Faraco de Freitas. Essa ação faz parte das atribuições obrigatórias estabelecidas no âmbito do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

IMG_20221026_121934_085.jpg

No total, 108 alunos (32,9% do público-alvo) avaliaram a aceitabilidade da preparação através do preenchimento individual de ficha de escala hedônica verbal, composta pelas seguintes opções de respostas: 5 - Adorei, 4 - Gostei, 3 - Indiferente, 2 - Não gostei, 1 - Detestei. Destes, 39 alunos escolheram a resposta 5 (36,1%), enquanto 58 (53,7 %) optaram pela resposta 4, 9 (8,3%) pela resposta 3, e 2 (1,85%) pela resposta 2.

Desta forma, a preparação atingiu percentagem equivalente a 89,8% nas opções “gostei” e “adorei”, o que, de acordo com o Manual para Aplicação de Testes de Aceitabilidade no PNAE, a caracteriza como aceita. Portanto, será oficialmente incluída nos cardápios da alimentação escolar.