Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página
Câmpus São Borja

Sobre o Campus

Publicado em Quarta, 30 de Março de 2016, 15h28 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Há 11 anos no município de São Borja, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) iniciou suas atividades no dia 15 de março de 2010. Foi início de uma trajetória de sucesso ofertando de forma gratuita para a comunidade de São Borja e região, educação profissional, científica e tecnológica pública por meio do ensino, pesquisa e extensão.

iffar2

Foto: Imagem área do Campus

Desde então já são mais de 1200 alunos formados pelo Campus, egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, superiores e pós-graduações nas modalidades presencial e a distância.

Atualmente o Campus conta com 947 alunos matriculados, 61 docentes e 53 servidores técnico-administrativos efetivos, 09 docentes substitutos, 21 funcionários terceirizados e 06 estagiários.


Cursos Ofertados


Cursos técnicos integrados ao ensino médio: Técnico em Informática e Técnico em Eventos.

Nesta modalidade os estudantes que concluíram o ensino fundamental podem realizar o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo. Uma ótima oportunidade para além de realizar o ensino médio regular, desenvolver uma formação técnica visando o mercado de trabalho. O curso é ofertado em período integral, ou seja, aulas pela manhã e tarde.

Técnicos de Nível Médio Subsequente: Técnico em Cozinha Subsequente e Técnico em Logística Subsequente.

Indicado para pessoas que já concluíram o ensino médio e buscam uma formação técnica. Os cursos são ofertados no período noturno e têm duração de 3 semestres (1 ano e meio).

Cursos de Graduação: Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Gastronomia, Bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Gastronomia, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Cursos para quem já terminou o ensino médio e quer realizar uma graduação. Os cursos de Tecnologia têm duração de 5 semestres (2 anos e meio) e os de Licenciatura e Bacharelado, 8 semestres (4 anos). O curso de Gastronomia é ofertado no período da tarde. Os demais são realizados no período noturno.

Cursos Técnicos na Modalidade de Jovens e Adultos Proeja - Técnico em Cozinha Proeja.

Este curso é destinado para pessoas maiores de 18 anos de idade, que concluíram o ensino fundamental mas não possuem ensino médio completo. Os estudantes irão realizar o ensino médio e o curso técnico em cozinha ao mesmo tempo, no decorrer de três anos.

Pós-Graduação - Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, de Matemática e suas Tecnologias.

Curso destinado a diplomados de nível superior em Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia, Química, Ciências da Natureza e áreas afins.

 

Infraestrutura e Apoio Estudantil

O IFFar oferece aos seus estudantes instalações de primeira linha na área educacional, como salas de aulas climatizadas e com recursos digitais, ampla biblioteca equipada com salas de estudos em grupo e individuais e acesso a computadores com internet, área de lazer e convivência, quadra poliesportiva coberta e quadras de esporte ao ar livre, laboratórios de ensino como de matemática, física, química, biologia, idiomas e laboratórios técnicos de informática, eventos, hospedagem, cozinha, turismo, gastronomia, formação de professores entre outros.


Além disso, os alunos do IFFar têm acesso a um amplo programa de Assistência Estudantil com disponibilização de equipe de saúde no campus composta de médico, enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga, dentista e assistente social; assistentes de alunos, auxílios financeiros para transporte e permanência, participação em eventos esportivos, científicos, tecnológicos e culturais, moradia estudantil e refeitório; além da entrega de kits de alimentação e auxílio inclusão digital durante o período de ensino remoto devido a pandemia de Covid-19.

Para saber mais sobre a instituição e as formas de ingresso nos cursos, acesse o site https://ingresso.iffarroupilha.edu.br/, ou entre em contato com a instituição pelas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/iffarroupilhasb) ou pelo Instagram (@universoiffar.sb).

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja

Rua Otaviano Castilho Mendes, nº 355 - CEP 97670-000 - São Borja - Rio Grande do Sul/RS - Telefone: (55) 3431-0500