Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Sobre o Câmpus
Início do conteúdo da página
Campus Santo Ângelo

Sobre o Campus

Publicado em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 10h00 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A partir do processo de mobilização e de debates realizados nos últimos anos com a comunidade local e regional e com a definição oficial pela Presidente Dilma Rousseff da fase III de expansão do ensino universitário e tecnológico, via rede dos Institutos Federais, o município de Santo Ângelo foi contemplado para sediar um Campus.

O processo de criação do Campus Santo Ângelo teve seu início marcado em novembro de 2010 com a primeira reunião realizada nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo, com a presença de representantes do Instituto Federal Farroupilha, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, do Prefeito Municipal e da Comissão de mobilização/implantação. Nesta ocasião foram feitos relatos da caminhada percorrida pela comissão bem como dado os primeiros passos para a efetivação do termo de acordo entre as partes envolvidas.

O Campus Santo Ângelo foi concebido como uma instituição estratégica e histórica para incidir e dar respostas aos grandes desafios regionais e globais, em vista da construção de um projeto societário sustentável, com inclusão social, preservação ambiental e produção de melhor qualidade de vida social ao conjunto da população envolvida no processo.

Para viabilizar a implantação do Campus a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo fez a doação de uma área de 50 hectares.

A partir do Seminário Regional ocorrido em outubro de 2011 e da audiência pública de novembro de 2011 e considerando o processo de mobilização, dos debates e das justificativas apresentadas foram homologados os seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Recursos Naturais; Comunicação e Informação.

Em dezembro de 2012 ocorreu o ato de lançamento da Pedra Fundamental do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo com a presença de autoridades locais e a Reitora Carla Comerlato Jardim.

Para o início das atividades do Campus Santo Ângelo, em setembro de 2013 foi firmado um Termo de Concessão de Direito Real de Uso de Bem Público, para compartilhamento de espaço público permitindo a instalação da sede administrativa e funcionamento de cursos. O Termo tem por objeto a concessão de uso gratuito do 2°, 3° e 4° andares do prédio denominado Laboratório do Conhecimento, com endereço na Rua Antônio Manoel, 1400, Centro de Santo Ângelo, nos termos do Decreto-Lei n° 271/67. 

Anexos:

              Em Março de 2020, a Comunidade acadêmica do Campus Santo Ângelo produziu um livro sobre os cinco anos do IFFar na região das Missões e tem como título: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Ângelo: compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade”. 

             O livro tem como objetivo socializar com a comunidade local e regional o compromisso do IFFar com a formação profissional e cidadã, alinhada à missão da instituição de promover educação profissional, científica e tecnológica, apoiada no ensino, na pesquisa e na extensão.

              A obra já está disponível no site da instituição, em anexo a esta página, com acesso livre para a leitura pela comunidade interna e externa do IFFar. Confira também a notícia completa neste link.             


registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Ângelo

RS 218 - Km 5 - Indúbras - CEP 98806-700 – Santo Ângelo/RS  Telefone: (55) 3931-3900