Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo da página

A 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) 2024, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 09h. A reunião é transmitida pela Web TV IFFarroupilha no Youtube. Confira a pauta.

A 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) ocorre nesta quarta-feira (15), a partir das 9h, com transmissão ao vivo da WebTV. Confira a pauta completa.

Desde a semana passada, as unidades do IFFar vêm realizando ações e doações em prol das pessoas afetadas pelas chuvas históricas que atingiram o Rio Grande do Sul. Confira algumas das ações desenvolvidas.

Estudantes e servidores do IFFar – Campus Santa Rosa ajudam a reconstruir a casa de uma aluna afetada pelas fortes chuvas que atingiram praticamente todo o estado a partir do dia 29 de abril. O IFFar também realiza outras campanhas solidárias de doações em todas as unidades.

O professor Rodrigo Padilha, engenheiro civil e coordenador do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Santa Rosa, explicou os riscos que as inundações podem trazer para casas e edificações. Confira.

Antes ligada administrativamente ao Campus São Borja e denominada Campus Avançado, a unidade do IFFar em Uruguaiana se torna um campus independente a partir desta terça-feira (7). Com a alteração, o IFFar poderá ter mais docentes e técnicos-administrativos em educação na unidade e atender a um número maior de estudantes no município.

Foto: imagem aérea do IFFar - Campus Uruguaiana

Foto: imagem aérea do IFFar - Campus Uruguaiana

A alteração da tipologia do agora Campus Uruguaiana foi realizada com a publicação da Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 411/2024, nesta terça-feira (7). Além da unidade do IFFar, outros 17 campi avançados tornaram-se campi em todo o Brasil.

Como Campus Avançado, as unidades podiam ter 20 professores, 13 técnicos-administrativos em educação e atender a 400 alunos. A alteração promovida pela Portaria nº 411/2024 dobra a capacidade dessas instituições: elas poderão ter 40 professores, 26 técnicos-administrativos em educação e atender a 800 estudantes.

Uma outra portaria do MEC já autorizava que estes números fossem flexibilizados em 30% para mais ou para menos. O então Campus Avançado Uruguaiana, por exemplo, já vinha operando com 29 docentes efetivos, 16 técnicos-administrativos em educação e atendendo a 415 alunos.

Considerando essa flexibilização, nos próximos anos o Campus Uruguaiana deverá operar com 49 docentes e 32 técnicos-administrativos em educação.

Reunião com a reitora tratou do desenvolvimento do Campus

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, reuniu-se com a gestão e os servidores do então Campus Avançado Uruguaiana nos dias 23 e 24 de abril. Durante os encontros, foram discutidos planos de desenvolvimento da unidade, principalmente em relação a construção de uma biblioteca e um refeitório.

Foto: a reitora do IFFar realizou reuniões com servidores do Campus Uruguaiana nos dias 23 e 24 de abril

Foto: a reitora do IFFar realizou reuniões com servidores e gestores do Campus Uruguaiana nos dias 23 e 24 de abril

As duas obras na unidade podem totalizar um investimento de R$3,3 milhões, de acordo com definições da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Os recursos farão parte do novo PAC, o programa do Governo Federal que prevê, entre outros projetos, a destinação de R$1,4 bilhão para investimentos na consolidação de unidades já existentes da Rede Federal.

A consolidação dos campi engloba a realização de obras de equipamentos que o MEC considera um “enxoval mínimo” e inclui refeitórios e bibliotecas, além de quadras, auditórios, laboratórios e salas de aula. O agora Campus Uruguaiana já conta com um ginásio esportivo, que teve a construção iniciada em 2019.

A biblioteca do Campus Uruguaiana atualmente está instalada em uma sala de aula. O projeto da nova estrutura é baseado no projeto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). De acordo com a bibliotecária do campus, as maiores necessidade são salas de estudo individuais, banheiros adaptados, espaço para guarda-volumes e área de proteção externa.

O refeitório da unidade funciona atualmente de forma adaptada na área que deveria funcionar como lanchonete. São atendidos 80 alunos por vez, oferecendo um total diário de 130 cafés da manhã e 140 almoços. O novo refeitório deverá ter 140 metros quadrados, podendo atender a até 200 pessoas simultâneas e um total de 400 estudantes por refeição.

Os processos licitatórios para a contratação das empresas que serão responsáveis pelas obras já iniciaram e devem ser concluídos ainda no primeiro semestre deste ano. Com isso, poderão começar já no segundo semestre de 2024, com funcionamento previsto para 2026.

As reuniões também trataram de outras questões, como a necessidade de construção de salas de aula, a ampliação da área esportiva com a construção de uma pista de atletismo e a possiblidade de expansão da área da unidade com a doação de terras da prefeitura. Confira um relato completo das reuniões nos links disponibilizados no final desta notícia.

IFFar começou a ofertar cursos em Uruguaiana em 2013

A atuação do IFFar na cidade de Uruguaiana iniciou no ano de 2013, com a oferta de cursos de qualificação profissional. Entre 2014 e 2015 o Campus Avançado foi oficializado e passou a ocupar a sede atual. Além do prédio de salas de aula, a unidade conta com um prédio administrativo e um ginásio esportivo, que começou a ser construído em 2019.

Inicialmente, eram oferecidos apenas cursos técnicos subsequentes (para estudantes que já concluíram o ensino médio) e concomitantes (em que os alunos que estão no ensino médio fazem apenas o técnico no IFFar). Hoje a unidade oferece quatro cursos técnicos e um curso de graduação.

A partir de 2025 serão oferecidos dois novos cursos de graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Administração. Com a possibilidade de expansão da infraestrutura, o campus planeja ofertar mais dois cursos técnicos nos próximos anos.

Saiba mais

Secom

Antes ligada administrativamente ao Campus São Borja e denominada Campus Avançado, a unidade do IFFar em Uruguaiana se torna um campus independente a partir desta terça-feira (7). Com a alteração, o IFFar poderá ter mais docentes e técnicos-administrativos em educação na unidade e atender a um número maior de estudantes no município.

O IFFar disponibilizou uma lista de contatos para que alunos da instituição afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul informem sobre a sua situação. As informações serão utilizadas para a concessão do Auxílio Emergencial, o direcionamento de doações e o planejamento de ações de Assistência Estudantil.

Antes ligada administrativamente ao Campus São Borja e denominada Campus Avançado, a unidade do IFFar em Uruguaiana se torna um campus independente a partir desta terça-feira (7). Com a alteração, o IFFar poderá ter mais docentes e técnicos-administrativos em educação na unidade e atender a um número maior de estudantes no município.

O IFFar promove uma campanha solidária de arrecadação de doações para serem direcionadas às comunidades impactadas pela situação no Rio Grande do Sul. As entregas podem ser realizadas em todas as unidades da instituição. Confira.

Página 1 de 854
Fim do conteúdo da página