Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página
Extensão

Apresentação

Publicado em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 10h46 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições voltadas para a educação profissional e tecnológica, comprometidas com o desenvolvimento local e regional. Essa relação dialógica entre o conhecimento e a comunidade ocorre por meio de ações de extensão que dinamiza o espaço articulador entre o saber fazer e a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da região.

Neste sentido, é imperativo conceber a extensão, nos Institutos Federais, como uma práxis que possibilita o acesso aos saberes produzidos e experiências acadêmicas, oportunizando, desta forma, o usufruto direto e indireto, por parte de diversos segmentos sociais. Revela-se, assim, em uma prática que vai além da visão tradicional de formas de acesso, como também de participação. Essa concepção de extensão amplia o leque de atuação e, consequentemente, cria um manancial de dados que precisa ser sistematizado, com objetivo de dar visibilidade à contribuição da extensão no contexto local, regional e nacional.

Tendo em vista que o processo educativo funda-se sobre três pilares, ensino, pesquisa e extensão, indissociáveis como dimensões formativas, libertadoras e sem hierarquização, a relação que a extensão estabelece com o ensino e a pesquisa é dinâmica e potencializadora. A extensão intensifica sua relação com o ensino, oferecendo elementos para transformações no processo pedagógico, em que professores e alunos constituem-se como sujeitos do ato de ensinar e aprender, levando à socialização e a aplicação do saber acadêmico. Em outros momentos, a extensão intensifica sua relação com a pesquisa através da utilização de metodologias específicas, do compartilhamento de conhecimentos produzidos pela instituição e da contribuição para a melhoria das condições de vida da sociedade.

Assim, as ações de extensão no IF Farroupilha estão pautadas em seu plano de Plano de Desenvolvimento Institucional e serão promovidas por meio de Dimensões Operativas, as quais estão organizadas a partir do conjunto de ações desenvolvidas pela Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico (RFEPCT), descritas a seguir:

  • Desenvolvimento Tecnológico

  • Ações Sociais

  • Estágio e Emprego

  • Cursos de Extensão

  • Ações Culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas

  • Visitas Gerenciais

  • Empreendedorismo e o Associativismo

  • Acompanhamento de Egressos
registrado em:
Assunto(s): ,
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800