Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Ensino

Ações Inclusivas

Publicado em Terça, 12 de Abril de 2016, 15h22 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

As Ações Inclusivas no IF Farroupilha tem por fundamentos básicos, princípios e atribuições, assessorar no planejamento, na orientação, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da instituição, bem como na implementação das políticas de ensino que viabilizem a operacionalização de atividades curriculares dos diversos níveis, formas e modalidades da educação profissional técnica e tecnológica, atendendo sempre aos princípios da legalidade e da eticidade, norteada pelo regimento geral e estatutário da Reitoria do IF Farroupilha.

Cabe à coordenação responsável colaborar para a inovação e o aperfeiçoamento do processo educativo, assegurando uma gestão democrática realizada no coletivo, voltada para melhorias na acessibilidade arquitetônica, educacional, comunicacional e atitudinal tanto no espaço escolar, como na comunidade em geral.

As Ações Inclusivas no IF Farroupilha buscam implementar sua Política de Diversidade e Inclusão, promovendo a cultura da educação do aprender a conviver com as diferenças. Os fazeres desta Política se voltam para as temáticas de inclusão e diversidade, em especial, para questões de inclusão dos estudantes com deficiência, das políticas afirmativas e das temáticas de gênero.

Para efetivação dessas ações, a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) articulada com os campi e o Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) acompanhar a vida escolar dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e as pessoas com diferentes dificuldades de aprendizagem conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) possui a finalidade de implementar as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, pautadas na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas, procurando proporcionar a comunidade escolar a fomentação e a implementação de uma política de aceitação da diversidade e da diferença, através de uma educação pluricultural e pluriétnica.

O IF Farroupilha, procurando qualificar ainda mais as Ações Inclusivas, implementou na Reitoria, na CAI, o Núcleo de Elaboração e Adaptação de Materiais Didático/pedagógicos (NEAMA), com o objetivo de produzir materiais didáticos acessíveis, promovendo ações formativas relacionadas à inclusão e adaptação de materiais didático/pedagógicos. Este núcleo é composto pelo Coordenador de Ações Inclusivas da Reitoria, pelas Revisoras de Texto Braille, pela Intérprete de Libras e demais profissionais necessários para produção e adaptação destes materiais. Estas ações são pensadas no intuito de garantir o ingresso, a permanência e a formação qualificada dos estudantes e servidores com deficiência, bem como os cotistas das ações afirmativas do IF Farroupilha.

Veja as políticas, os programas e regulamentos das Ações Inclusivas nos anexos abaixo.

(Ver mais em Regulamentações/Legislações)

Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800